Leonardo de Oliveira assume a vice-presidência da associação cultural
redacao@serraempauta.com.br
28.07.2025 - 14h54min
Na manhã do dia 19 de julho, a Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (APAC) elegeu sua nova diretoria para o biênio 2024-2026, em assembleia marcada pela presença ativa de seus associados e pelo desejo coletivo de fortalecer o setor cultural local. O produtor cultural e músico Felipe Corso foi reconduzido à presidência da entidade, dando início à sua segunda gestão consecutiva, desta vez ao lado do vice-presidente Leonardo de Oliveira.
O momento sinaliza o amadurecimento de uma rede de artistas, agentes e produtores que compreendem a arte como instrumento de transformação, pertencimento e desenvolvimento humano. A nova gestão assume o compromisso de ampliar a participação da classe artística nas decisões da entidade, aprimorar os canais de comunicação, oferecer formação continuada e fomentar o surgimento de novos talentos em diversas linguagens: do teatro à literatura, da dança à música, das artes visuais à produção cultural.
Entre as metas anunciadas estão a implantação de um sistema de identificação dos associados, a criação de comissões por áreas artísticas, um calendário anual de ações formativas e eventos, além da proposta de uma nova categoria de Sócio Apoiador, abrindo espaço para que a comunidade, empresas e cidadãos que acreditam na força da cultura possam também contribuir com a APAC.
"O principal foco nesta gestão é realizar mais atividades, e que elas sejam pensadas a partir das comissões artísticas, que vamos estruturar nas próximas semanas", afirma Corso.
O presidente também ressalta que a criação de um calendário anual com formações, workshops e eventos será essencial para fomentar a participação dos associados e, ao mesmo tempo, ampliar o público da cultura local.
"Queremos oferecer um espaço cultural em que as pessoas se sintam pertencentes, algo que hoje ainda é bastante carente", destaca.
Ao refletir sobre a gestão anterior, Felipe aponta como desafio ampliar a assiduidade dos associados.
"Vamos trabalhar para que as comissões debatam os assuntos de cada linguagem artística, fortalecendo a escuta e a fruição da arte de forma mais efetiva", foca.
A nova diretoria da APAC é formada por profissionais que atuam em diversas frentes da produção artística e cultural na cidade. Além de Felipe Corso como presidente e Leonardo Longhi Meneghini de Oliveira como vice-presidente, compõem a diretoria Jésus Reis Pereira (tesoureiro), Álan Novello (primeiro secretário) e Eduarda Longhi Meneghini de Oliveira (segunda secretária).
A APAC segue construindo, com escuta, diálogo e criatividade, um cenário cultural mais justo, vibrante e plural. Um movimento que valoriza o passado, atua no presente e projeta o futuro da arte em Flores da Cunha com consistência e sensibilidade.
Leia mais:
Coroação das embaixatrizes da Fecouva 2026 emociona em Otávio Rocha
Inaugurada a pavimentação comunitária da Rua dos Picolezeiros, em Caxias
Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis entra na última semana
Caxias do Sul prorroga vacinação contra o HPV em jovens de 15 a 19 anos
Empresa de fretamento empresarial de Caxias completa 40 anos
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Flores da Cunha APAC Felipe Corso presidência Leonardo de Oliveira associação