A via tem 545 metros de extensão e quase 4 mil m² de paralelepípedos
redacao@serraempauta.com.br
28.07.2025 - 11h16min
A pavimentação comunitária da Rua Arthemio Rech, conhecida como Rua dos Picolezeiros, no Bairro Santo Antônio/Jardim Iracema, em Caxias do Sul, foi inaugurada oficialmente no sábado (26). A via tem 545 metros de extensão e quase 4 mil m² de paralelepípedos.
Os trabalhos, organizados pela Coordenadoria de Relações Comunitárias, já começaram e beneficiam nesta primeira etapa 30 ruas de diferentes bairros da cidade. Nas pavimentações comunitárias o morador ajuda pagar a mão-de-obra e o pó de brita.
A cerimônia ocorreu na residência da dona Celina e de seu Sérgio, que há 32 anos moram no local e aguardavam as melhorias.
"Sejam todos bem-vindos. Agradeço a Deus por este momento. Há 32 anos chegamos com duas crianças, a rua era estreitinha, não tinha nada. Dois anos depois, comecei a luta, por água, luz, pavimentação. A luta e a vitória andam juntas. Hoje é o dia da vitória e agradeço a cada um de vocês", disse a líder comunitária.
O titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Zé Dambrós (PSB), elencou diversas melhorias que a região Serrano recebeu nos últimos anos.
"Prefeito a sua preocupação com esta região é muito grande. Esses dias estivemos entregando 129 títulos no Jardim Filomena, feito todo asfalto aqui, a Estrada da Serraria, o Travessão Leopoldina, logo teremos duas novas escolas infantis e já saiu a empresa vencedora da licitação para recomeçar a escola infantil do Serrano, que o primeiro empreiteiro abandonou. Mas, das pavimentações comunitárias, está quase pronta uma rua no São Ciro, e pretendemos entregar 15 pavimentações comunitárias até o fim do ano", discursou.
Até o final do mandato, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) pretende inaugurar 100 ruas que receberão a pavimentação comunitária. Ele lembrou quando esteve na casa da dona Celina há uns cinco anos, como candidato na primeira eleição.
"O pessoal veio com desconfiança naquela ocasião, porque vários vieram aqui prometeram e não saía a obra. A Celina me cobrando e eu pedindo paciência que a íamos fazer. Fizemos várias reuniões, ouvimos os engenheiros, mas quem sabe bem como é a rua são os moradores. Deu certo e hoje estamos aqui entregando essa obra. Vamos procurar colocar agora um redutor de velocidade, também de paralelepípedo, bem sinalizado, para inibir a velocidade para a segurança de todos", comentou Adiló.
Na ocasião, o prefeito anunciou que a próxima via a receber a pavimentação comunitária é a rua ao lado, a Martha Valle Bassanesi, e duas travessas.
Leia mais:
Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis entra na última semana
Caxias do Sul prorroga vacinação contra o HPV em jovens de 15 a 19 anos
Empresa de fretamento empresarial de Caxias completa 40 anos
Ação conjunta busca preservar área da Represa Maestra, em Caxias do Sul
Câmara de Vereadores de Caxias aprova financiamento para o turismo
Tags:
Geral melhoria inaugurada pavimentação comunitária Rua dos Picolezeiros Caxias do Sul