Com direção de Boca Migotto, média-metragem terá sessão gratuita
redacao@serraempauta.com.br
18.07.2025 - 09h52min
O filme média-metragem "O último trem", com direção de Boca Migotto, já tem data de estreia em Bento Gonçalves, município onde foram realizadas as filmagens. A sessão especial será no dia 1º de agosto (sexta-feira), às 19h, no Movie Arte Cinemas do Shopping Center Bento Gonçalves, com entrada gratuita e aberta à comunidade. O filme de média-metragem tem classificação livre.
Atores e equipe técnica com profissionais de Porto Alegre e Bento Gonçalves, estiveram no município da Serra Gaúcha realizando as filmagens na Estação da Maria Fumaça e na sala de cinema do Shopping Bento.
O elenco conta com os renomados e premiados atores gaúchos, Liane Venturella e Nelson Diniz, interpretando a dupla de protagonistas Macária e Augusto. Liane Venturela, iniciou sua trajetória como atriz em 1984 e atuou em mais 30 peças e 20 filmes. Nelson Diniz é ator de teatro e cinema há mais de 40 anos e já atuou em mais de sessenta filmes, entre longas e curtas. Completando o elenco e estreando no cinema, tem a bento-gonçalvense Solana Corrêa.
Sobre a produção
Os trens e o cinema sempre tiveram uma relação bastante próxima. Tão próxima que fica difícil até dizer qual chegou primeiro. Tanto que a primeira exibição cinematográfica dos Irmãos Lumières, que define o nascimento dessa tecnologia, é, justamente, o filme "A chegada do trem à estação", de 1895.
Desde então, trens e filmes não mais se largaram. O cinema é luz e essa luz está associada ao movimento. O trem, por sua vez, é a própria essência do movimento. “O último trem” foi pensado a partir dessa relação. A narrativa se passa em uma noite, numa estação de trem deserta, e propõe inúmeros níveis de leitura. Vida, morte, passado e presente, nossas memórias sobre trilhos ou a partir da sala de cinema escura são os assuntos tratados ao longo do diálogo inusitado entre os personagens de Macária (Liane Venturella) e Augusto (Nelson Diniz).
Sinopse
Numa noite qualquer Augusto chega à Estação para tomar seu trem. Augusto não gosta de viajar, nem de cinema. Para ele, bom mesmo é ficar em casa. Mas algo o levou àquela plataforma onde encontra Macária. Sentada, sozinha, na penumbra, ela parece aguardar por ele. É ela que o adverte sobre o trem que não chegará naquela noite. Inconformado e desconfiado, Augusto se senta ao lado dela e aguarda. Só pode ser uma brincadeira, afinal, lhe venderam o bilhete e, portanto, o trem deve estar chegando. Não está. E enquanto espera, ambos conversam sobre o tempo que passou. Como os trens pela plataforma, como o cinema projetado sobre as telas brancas em salas escuras, a conversa entre eles nos levará à revisitar, também, o nosso próprio passado. Mesmo que nem o tenhamos vivido.
Se liga no trailer clicando aqui.
Leia mais:
Refis do Samae de Caxias do Sul renegocia R$ 2,8 milhões em dois meses
Vereador de Caxias do Sul sugere usar recursos do Samae para dívida do Magnabosco
Festa da Colônia marcará a coroação das embaixatrizes da Fecouva 2026
Ponte sobre o Rio Piaí em Caxias do Sul entra na etapa do tabuleiro
Virvi Ramos investe em novo equipamento para vídeo cirurgias em Caxias
Tags:
Cultura Cultura em Pauta Bento Gonçalves filme O Último Trem estreia filmagem cinema Boca Migotto