Rafael Bueno apresentou consideração a partir das alterações da PEC 66/2023, que aguarda aprovação no Senado
redacao@serraempauta.com.br
18.07.2025 - 08h08min
O vereador Rafael Bueno (PDT) propôs, na sessão ordinária desta quinta-feira (17), que a Prefeitura de Caxias do Sul utilize recursos de aplicações do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), para a quitação da dívida do Caso Magnabosco, em apenas uma parcela, evitando maiores gastos com juros.
O pedetista voltou a falar sobre o caso, após a tramitação proposta de emenda constitucional (PEC) 66/2023. A matéria já teve aprovação em dois turnos, na Câmara dos Deputados, e aguarda aprovação em 2º turno, no Senado, para entrar em vigor. A PEC altera regras sobre precatórios nos valores devidos pelo poder público, o que, na opinião dele, pode beneficiar o Município.
Entre as mudanças nas regras, está a alteração da taxa que corrige as parcelas da dívida, passando do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem menor porcentagem de juros.
Bueno reiterou que a mudança de índice indexador deverá resultar numa mudança substantiva de valor final da dívida. Ou seja, na ótica dele, o valor a ser pago se adequaria nos saldos de caixa do Samae.
Em apartes, o vereador Elói Frizzo (PSB) concordou que a proposta de Bueno deve ser considerada, mas, devido à incerteza da aprovação da PEC, mais alternativas devem ser apresentadas. O socialista opinou que as alternativas devem ser em defesa das 500 famílias que residem no Bairro 1º de Maio, região que envolve o caso.
O vereador Claudio Libardi (PCdoB), que tem movimentado discussões sobre o caso no Legislativo, enxerga a possibilidade de alterar a taxa que corrige os juros da dívida como um avanço.
Leia mais:
Festa da Colônia marcará a coroação das embaixatrizes da Fecouva 2026
Ponte sobre o Rio Piaí em Caxias do Sul entra na etapa do tabuleiro
Virvi Ramos investe em novo equipamento para vídeo cirurgias em Caxias
Inmet instala estação meteorológica em Criúva, interior de Caxias
Centro de Capacitação e Comércio de Caxias recebe visita de regionais do Sebrae
Tags:
Política proposta Rafael Bueno sugere usar recursos Samae pagamento dívida Magnabosco Caxias do Sul