A exposição de Natalia Aia abre sexta (7) na Galeria de Artes do Ordovás
redacao@serraempauta.com.br
04.11.2025 - 09h01min
Nesta sexta-feira (7), às 19h, será realizada a abertura da exposição da artista visual Natalia Aia, de São Paulo, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul.
A mostra, intitulada 'éden', foi elaborada pela artista visual e bióloga Natalia Aia e tem como objetivo democratizar o acesso à arte e ampliar o conhecimento sobre a diversidade de espécies biológicas que habitam jardins ao redor do mundo.
A proposta é que o público possa experienciar, nos elementos "insignificantes" da fauna e da flora, uma contemplação da natureza exterior como caminho para a natureza interior.
Na exposição, o visitante é convidado a descobrir, nas 30 mini-esculturas de papel interativas, observadas por meio de lupas e acompanhadas por microcasas, a expressão artística da natureza como manifestação do sublime.
A exposição éden, de Natalia Aia, pode ser visitada gratuitamente até o dia 7 de dezembro, no Centro de Cultura Ordovás. A visitação ocorre nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h, terças a sextas-feiras, das 9h às 22h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Natalia Aia cultiva mini-esculturas de papel acompanhadas por lupas, como via do exterior para o interior. Sua pesquisa poética é permeada por ecologia, Gaston Bachelard, Manoel de Barros e pela contemplação da presença sublime existente na micronatureza transcendente.
Bióloga pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2015), artista visual pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP, 2019) e pós-graduada pela PUC-MG (2024), realizou exposições individuais pelo Centro Cultural UFSJ (2025), pelo Jardim Botânico de São Paulo (2024), pela Secretaria de Cultura de Uberlândia (2025 e 2024), pelo SESC-SC (2024 e 2023), pela Galeria Poente (2023), pela Galeria Ivone Weis (2023), pelo SESC-PR (2022) e pelo FMC-SJC (2021).
Participou de exposições coletivas pelo FMC-SJC (2025), pela Galeria Poente (2021), pelo ProAC (2020) e pela Galeria Ivone Weiss (2018). Integrou o 53º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (2024), o 18º Salão Ubatuba de Artes Visuais (2022), o 8º Salão Fundarte de Arte de Montenegro (2022) e o 23º Salão de Artes Visuais de Vinhedo (2017). Segue esperançando florestas em jardins.
Além da exposição, como sempre, os artistas oferecem atividades ao Programa Educativo UAV, serão duas oficinas de escultura de papel, um encontro direcionado aos estudantes da Escola Estadual Irmão José Otão e outro aberto ao público em geral, que acontecerá no dia 09 de novembro, domingo, às 16h. A atividade tem vagas limitadas e é voltada a maiores de 16 anos.
A oficina de escultura de papel utilizará a técnica para a elaboração de uma mini-escultura de casa e contará com breves reflexões que buscam convidar à subjetividade de cada participante por meio da criação de esculturas de casas de papel.
Cada participante irá elaborar uma casa básica, acompanhada de cores, tamanhos e elementos que expressem sua identidade. As inscrições são gratuitas por meio deste link.
Leia mais:
Câmara de Caxias apresenta protocolo contra assédio e violência de gênero
Refis do Samae de Caxias do Sul renegocia R$ 7,6 milhões em dívidas
Teatro do Sesc, em Caxias, recebe artistas pernambucanos nesta sexta
Livro resgata histórias da comunidade de São Luiz, no interior de Farroupilha
Hospital Tacchini de Bento consolida serviço de cuidados paliativos
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Mini-esculturas lupas exposição Ordovás Natalia Aia
