Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias terá espetáculo e workshops de dança contemporânea gratuitos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias terá espetáculo e workshops de dança contemporânea gratuitos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Caxias terá espetáculo e workshops de dança contemporânea gratuitos

“Pineal - Dança e Trilha Sonora" será apresentado novamente no dia 14 de novembro

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Tatieli Sperry/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Cia Matheus Brusa promoverá workshops gratuitos de dança contemporânea baseados no espetáculo “Pineal – Dança e Trilha Sonora”, nos dias 8 e 22 deste mês, das 14h às 16h, no Núcleo Artístico Ballet Margô, em Caxias do Sul. 

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O espetáculo estreou na cidade no dia 29 de outubro, lotando o Teatro Pedro Parenti e será apresentado novamente em 14 de novembro, em duas sessões, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás.

Os workshops serão ministrados pelo coreógrafo Matheus Brusa e o elenco. Os participantes poderão experimentar movimentos da dança contemporânea e explorar o corpo como uma forma de expressão e percepção. 

Será um momento para ampliar a sensibilidade dos dançarinos por meio da arte e de novas trocas criativas. Os interessados devem ter alguma experiência com dança e, no mínimo, 12 anos. Ambos os workshops serão gratuitos.

O espetáculo será apresentado de forma gratuita mais duas vezes na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto. A obra é inspirada na glândula pineal, associada à regulação do sono e, em muitas culturas, a tradições místicas, sendo até mesmo considerada por alguns povos como o “terceiro olho”. 

Com elenco de três bailarinas e música ao vivo executada por 3 músicos, o número é uma imersão cênica que conecta corpo, som e espiritualidade. A apresentação se desdobra como um ritual expressionista contemporâneo, em que dança e música se entrelaçam para provocar uma experiência sensorial intensa no público.

Com direção, coreografia, iluminação, cenografia e figurino assinados por Matheus Brusa, “Pineal” nasce de uma pesquisa iniciada em 2006 e hoje consolidada como um dos melhores momentos do artista. 

“É um espetáculo que fala muito de ciclos, de nascimento, decomposição e reconstrução. Além de fazer referência a diferentes rituais tribalísticos, tanto nos movimentos, quanto na música. Apesar de ser um dos espetáculos mais difíceis que já criei para os bailarinos, muitas ideias vieram naturalmente”, destaca Brusa. 

O coreógrafo acredita que esta criatividade possa ter vindo também como uma forma de preencher o espaço que o luto vinha ocupando em sua vida, durante a criação da coreografia. Matheus Brusa e a irmã Katherine Brusa, produtora do espetáculo, perderam a mãe Margô Dalla Rosa Brusa em fevereiro de 2024. Margô foi uma das pioneiras da dança clássica em Caxias do Sul, sendo professora de dança por mais de 50 anos. 

O espetáculo conta com o talento das bailarinas-intérpretes-criadoras Milena Baldissarelli, Luiza Miranda e Júlia Grassi. O trio considera que interpretar Pineal vem sendo um desafio que requer muita disciplina, técnica, concentração e equilíbrio emocional. 

O espetáculo é intenso e faz com que elas experimentem diferentes sensações a cada ensaio “é algo que mexe muito com a gente e depende muito de como estamos no dia. Acreditamos que toda essa atmosfera vai passar para o público também”, salientam.

A trilha sonora, executada ao vivo por Lázaro Nascimento, Marcelo Poleze e pelo próprio Matheus Brusa tem camadas eletrônicas, percussões por vezes ritualísticas e efeitos que dialogam milimetricamente com a coreografia e com os jogos de luz. O entrosamento dos músicos é reflexo da convivência e de criações conjuntas que vêm sendo feitas ao decorrer de décadas de amizade.

“Pineal” não só consolida a retomada dos trabalhos da Cia Matheus Brusa, como  mostra o amadurecimento artístico do coreógrafo. Sua pesquisa com este elemento iniciou em 2006, quando coreografou um solo executado por Katherine Brusa. 

Anos depois, a coreografia evoluiu para o espetáculo “Trance”. Com uma versão de cinco minutos, venceu o Festival de Dança de Joinville. Em 2024, Matheus foi convidado a levar um de seus trabalhos para integrar a programação oficial da Semana Municipal de Dança de São Paulo, e apresentou uma versão de 17 minutos de Pineal no MASP – Museu de Arte de São Paulo.

Leia mais:
UCS abre inscrições para candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor

Setor vitivinícola do RS projeta safra de 800 milhões de quilos de uva em 2025/26
Randoncorp abre inscrições para formação de jovens na indústria em Caxias
Revitalização da Estação Férrea será inaugurada dia 18 de novembro em Caxias
Grupo Flow do Bairro estreia novo espetáculo de breaking em Caxias

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul espetáculo workshop dança contemporânea Cia Matheus Brusa Pineal