Siga nossas redes sociais
Logotipo - Projeto leva histórias de afeto a mais de 130 idosos em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Projeto leva histórias de afeto a mais de 130 idosos em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Escuta atenta

Projeto leva histórias de afeto a mais de 130 idosos em Caxias do Sul

Iniciativa levou contação de histórias e arteterapia para 10 entidades do Município

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Divulgação
Foto Principal - Notícia

O projeto “Histórias de afeto para todos - 60+”, desenvolvido pela contadora de histórias Gica Conta e pela arteterapeuta Priscila Weber, beneficiou mais de 130 idosos de Caxias do Sul nos últimos meses. A segunda edição do Histórias de afeto passou por 10 entidades do Município e se encerra com trocas tão lindas quanto as do ano anterior, quando o público foi composto por crianças.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

"Foi potente, intenso e forte, às vezes teve risada, outras vezes teve choro", conta Gica.

Quando foi idealizado, a meta era chegar a 120 idosos. Ao final, o número atingiu 139, superando a expectativa.

"Esse projeto me fez repensar muitas coisas sobre a vida e, principalmente, sobre a importância do vínculo, do afeto, do olhar. Acredito que seja importante para eles receber esse carinho, assim como, pra gente, é especial levar um pouco de cor, amor, arte e história para a vida deles. Eu saía das entidades pensativa", relata Priscila.

A emoção de cada atividade também esteve presente nos sentimentos de Gica, que completa:

"Eles são super sensíveis e eu mais ainda! Existe uma sensação de capacidade de escuta, partilhas e mistura de sentimentos. Saio dessa edição reflexiva e com novos ensinamentos".

As atividades nas entidades incluíram as histórias de dois livros: “O Carvalho e os Contos”, de Claudine Bernardes e Flávia Gama; e “A árvore generosa”, de Shel Silverstein.

O primeiro fala de um carvalho que vive sozinho e é surpreendido pela chegada de uma família que pássaros. Eles passam a morar em seus galhos e enchem os dias de barulho e movimento com os quais ele não estava acostumado. Ao se adaptar a essa nova rotina, o carvalho redescobre o prazer de viver e fazer amizades.

Já o segundo trata da relação especial entre uma árvore e um menino. Ele come as maçãs da planta, brinca com seus galhos e descansa na sua sobram. Porém, conforme vai crescendo, vai se tornando mais exigente.

A árvore, mesmo com poucos recursos, segue fazendo tudo que ele quer. Por trás da narrativa, está uma história que fala de tempo, amizade reciprocidade, paciência, zelo e tudo o que compõe uma relação de afeto.

Além de ouvirem as histórias, os idosos também trabalharam com desenho e colagem, e as criações eram repletas de cor e alegria.

Para a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Fundação de Assistência Social (FAS), Franciele Roso, o projeto Histórias de afeto para todos 60+ chegou a uma população que, muitas vezes, acaba sendo invisibilizada.

"Eles podem contribuir com uma voz bastante ativa, têm histórias para contar, mas precisam de uma escuta atenta, de um ouvido disponível. Os nossos idosos saíram de coração leve e alegre de poder ter esse momento de escuta, partilhar suas vivências, aprender novas coisas também”, ressalta.

Franciele ainda acrescenta que dar voz a esse segmento da pessoa idosa é proporcionar a eles que se sintam vivos, ativos e pertencentes à sociedade.

As oficinas passaram por 10 instituições de Caxias do Sul: Eu Vida, Cras Sudeste, Associação Caxiense de Atenção aos Idosos, Centro Dia Paz e Bem, Cras Sul, Lar da Velhice São Francisco de Assis, Louize Clínica Geriátrica, Centro de Convivência Tia Oli, Centro Dia Capuchinhos e Vivere Bene, e de cada uma, Gica e Priscila levaram sentimentos e aprendizados que as transformaram pouco a pouco.

"Ao final de mais uma edição deste projeto, ainda não sabemos para onde as nossas histórias vão nos levar, mas temos certeza que o Histórias de afeto precisa continuar, porque ele promove trocas que fazem bem para todos", finaliza Priscila.

Leia mais:
Escola de Caxias do Sul apresenta case de IA aplicada em sala de aula
Show da Família Lima abre programação de Natal em Caxias do Sul
Em 4 meses, Refis do Samae renegocia R$ 4,4 milhões em Caxias do Sul
Rands estreia na TranspoSul 2025 com soluções financeiras e serviços
Magnabosco celebra 110 anos com livro e homenagens em Caxias do Sul

Tags:

Geral escuta atenta projeto histórias afeto 130 idosos Caxias do Sul